Anac Autoriza Testes para Entrega de Produtos com Drones

Últimos posts por RS ADVOCACIA & CONSULTORIA (exibir todos)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para a empresa Speedbird. A intenção é que a empresa utilize aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones, para realização de entregas.
Essa medida autorizativa é a primeira emitida pela agência e possui caráter experimental, uma vez que ainda está em fases de teste. A empresa busca utilizar esses serviços de forma mais ampla, no sentindo em que as operações realizadas funcionarão além da linha de visada visual (quando o operador não precisa ter contato visual para operar o drone).
Vale ressaltar que para realizar os voos experimentais, o operador da aeronave precisa seguir as regras previstas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E) nº 94, da ANAC, e os normativos de tráfego aéreo(tirei virgula) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O drone desenvolvido e aceito para essas operações é o do modelo DLV-1. Ele possui capacidade de transportar produtos de até 2kg e com velocidade de 32km/h e deve começar com entregas mais curtas, com um raio de no máximo 2,5 quilômetros.
Todas as entregas deverão ocorrer durante o dia e acontecerão na região de Campinas, no interior de São Paulo, até agosto de 2021 – ainda sem previsão para expansão para outros locais.
Para realizar as entregas, a empresa deverá deixar o item em uma espécie de centro de distribuição, onde o drone iniciará o processo de entrega. Vale ressaltar, que todas as rotas bem como os trechos serão aprovados e determinados pela Anac.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/08/12/anac-autoriza-testes-para-entrega-de-produtos-com-drones.ghtml